BEM-ESTAR HUMANO NA PROFISSÃO

O que um site de medicina veterinária tem a ver com o bem-estar humano, a conexão consigo mesmo e o empreendedorismo? Tudo! Afinal, se olharmos nossa essência e buscarmos quem somos realmente, veremos que somos animais ditos “racionais” e que a conexão com os animais irracionais nos leva ao começo de nossa existência como indivíduos com algum tipo de capacidade. Leonardo da Vinci já dizia: “O dia em que o homem conhecer o íntimo dos animais, qualquer crime contra um animal será um crime contra a humanidade”!

A partir dos animais, nós, médicos veterinários, nos conectamos com nossa essência inicial e, através dela, realizamos nossos sonhos e feitos profissionais. Muitas vezes esta desconexão é que nos faz entrar em depressão e existir em nossa profissão um dos maiores índices de suicídio entre os profissionais da área da saúde. O empreendedorismo, como ferramenta de atuação nos sonhos e realizações, é de extrema valia e pode fornecer um grande potencial de desenvolvimento interior, buscando, na essência de cada um, o desenvolver de uma atividade economicamente rentável.

Médicos Veterinários, assim como profissionais da medicina humana, tem um grande índice de depressão, burnout, e suicídio, associado às dificuldades relativas à profissão em si, como colocação no mercado de trabalho, desvalorização e, muitas vezes, a incapacidade de salvar a vida do paciente, onde o sonho da realização da medicina, que nos tempos atuais deixou em muito de ser um sacerdócio para ser um comércio!

A relação ser humano-animal, assim como o “encontrar a si mesmo dentro da profissão”, mesmo com todas as dificuldades que podem advir, é uma pauta de extrema importância na área dos profissionais da saúde, onde a sua vida deve ser priorizada, assim como quando em um acidente aéreo, o primeiro a colocar a máscara de oxigênio é a própria pessoa para depois colocar no outro

A autocobrança é uma realidade presente na rotina de diversos profissionais da área da saúde, especialmente no que se refere à responsabilidade em salvar vidas. Esse tipo de pressa arrasta consigo um peso significativo no que diz respeito à saúde mental e, também, na própria rotina...

Médicos Veterinários, assim como profissionais da medicina humana, tem um grande índice de depressão, burnout, e suicídio. Saiba como o empreendedorismo na profissão pode te ajudar a lidar com isso tudo evitando a “Síndrome do Esgotamento Profissional”.

Queridos colegas médicos veterinários, hoje quero direcionar uma mensagem especial a vocês, que são profissionais dedicados a cuidar dos animais que tanto amamos. É hora de lembrarmos da importância de cuidar de nós mesmos enquanto cuidamos dos outros.

SEJA MEMBRO DO CLUBE NAM!

Clube NAM - Natural Animal Movement

Ana Stela Fonseca

Médica Veterinária
CRMV-RJ 5986
        

+55 21 98375-4007

Carrinho de compras
×