ZOOTERAPIA

Relação ser humano-animal – a relação que os seres humanos estabeleceram com os animais nos diversos milênios de sua existência, que começou através da caça para sua alimentação, se estendeu até a domesticação; e uso para o transporte se solidificou nos últimos séculos, quando o ser humano passou a utilizar os esportes hípicos, esportes com cães, chegando até os últimos 40 anos, quando passou a reconhecer que os animais exercem uma forma de terapia aos humanos. Neste momento, nasceram os termos hipoterapia (equoterapia – registrada no Brasil pela ANDE).

Em função dos vários anos dedicados à prática do Hipismo Clássico, dos 10 anos de Terapia Animal Assistida no Hospital Federal da Lagoa e da própria experiência pessoal como “pessoa que se trata com os animais”, Ana Stela Fonseca observou que os animais, principalmente os cavalos, são seres importantíssimos no auxílio à cura de determinadas enfermidades. Pela sua formação em Medicina Tradicional Chinesa, foi possível aliar a Zooterapia no Hospital Federal da Lagoa, ao fato de que os cavalos (pôneis), por serem os animais mais Yang da Natureza - e por esta ser a energia base para o sistema imunológico e passar na coluna deles - possa haver o desenvolvimento de uma maneira distinta de executar o “andar a cavalo” nas terapias assistidas.

Você já ouviu falar em zooterapia ou terapia animal assistida? Trata-se de uma técnica capaz de promover a saúde e o bem-estar das pessoas através da interação com os animais.

Pesquisas científicas comprovam que a terapia animal assistida traz efeitos positivos para pessoas com Alzheimer. Confira alguns benefícios que a Zooterapia pode trazer.

SEJA MEMBRO DO CLUBE NAM!

Clube NAM - Natural Animal Movement

Ana Stela Fonseca

Médica Veterinária
CRMV-RJ 5986
        

+55 21 98375-4007

Carrinho de compras
×