Clube NAM - Natural Animal Movement

Desde a Grécia antiga, os cavalos eram utilizados como forma de tratamento às pessoas com alguma alteração de humor.Nos tempos de guerra, eles sempre foram os responsáveis por puxar não somente canhões e carroças com armas, mas até os mantimentos que serviam ao acampamento. Os cães por sua vez, foram domesticados, do seu primo distante – o lobo – e passaram a fazer parte da vida dos humanos desde então. Em tumbas egípcias, foram encontrados filhotes de cães, juntamente com seus donos.

A relação ser humano-animal foi estabelecida há muitos milênios. Das guerras, passamos aos esportes hípicos e após a hipoterapia (equoterapia no Brasil), a zooterapia ou terapia animal assistida (TAA), onde estamos há cerca de 40 anos estudando os benefícios que os animais prestam aos seres humanos. Mais do que uma condição de liberação de hormônios do bem estar e prazer, como a Ocitocina, Dopamina e Serotonina e todos efeitos que eles ocasionam ao nosso organismo, os animais influenciam nossa percepção energética do qual fazem parte e estão diretamente associados, podendo até servir de “esponjas” em processos de doença e desequilíbrio.

O Heart-MathInstitute, nos Estados Unidos, acabou de chegar à conclusão, através de uma pesquisa, que demonstra porque há cura - nos sentimos curados - quando estamos perto dos cavalos. O coração, assim como o cérebro, possui um campo eletromagnético, o dos humanos – tem um campo eletromagnético maior do que o do cérebro, podendo chegar a 2,4 a 3 metros em volta do corpo humano. E o campo eletromagnético do coração do cavalo é cinco vezes maior do que o do humano, o que os cientistas explicam, como um “coração de padrão coerente”, o que explicaria o porquê nos sentimos bem só de estar próximos a eles. Estudos demonstram que o padrão “coração coerente” é uma sólida medida de bem estar e consistente com estados emocionais de calma e felicidade e nós exibimos este padrão quando temos emoções positivas. Um coração de padrão coerente significa um sistema capaz de se adaptar a situações de estresse de maneira muito eficiente.

Todos nós, que temos uma convivência normal e diária com os cavalos, sabemos o quanto nos sentimos mais felizes, capazes e prontos a enfrentar qualquer desafio após alguns minutos ou uma hora na presença deles!

Eu mesmo digo que eles são meu Prozac. E você? Já tomou o seu hoje?!

 

Por Ana Stela Fonseca
CRMV-RJ 5986

Clube NAM - Natural Animal Movement

Carrinho de compras